O Encontro/Retiro é um espaço de formação destinado aos Coordenadores da Rede Azul/SP. Neste ano a reflexão versou sobre a Missão como um jeito de trabalhar em colaboração com o Criador, o Deus trabalhador.
“A grande questão estar em promover um ritmo de vida que garanta a maturidade profissional, o crescimento espiritual, o discernimento a união a Deus, o espírito de comunhão, o trabalho partilhado. [...] Assim, nosso trabalho se converterá em um sinal de bênção que faz crescer a beleza e o sentido das coisas; e a festa da vida não terá fim”, afirma Pe. Adroaldo Palaoro, SJ.
Texto: Ir. Marly Benachio – Assessora da Rede Azul
A ANEC - Associação Nacional das Escolas Católicas - promoveu de 13 a 14 de janeiro o 24º Congresso Interamericano de Educação Católica.
O Congresso teve a participação de vários países da América Latina com palestras, painéis e mesa redonda sobre temas concernetes à Educação católica LA, cuja tônica foi a necessidade de mudança de paradigmas para responder às urgências atuais e a consciência do papel e do impacto que a escola tem no desenvolvimento das sociedades.
Saiba mais http://anec.org.br/congressociec/palestras/
Aconteceu nos dias 22 a 26 de setembro, em Cáceres-MT, o Encontro Latino Americano de Educação, promovido pela Rede Azul.
Equipes representantes dos países: Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e México refletiram sobre o tema "Gestão", com assessorias de Reginna Gianetti (Liderança e engajamento), Nilson Machado (Gestão Educacional) e Susana Noemi Ramos (Discioulado de Iguais). Fotos
A Equipe de Pastoral da Rede Azul se reuniu nos dias 26 e 27 de junho para estudo e socialização das atividades pastorais realizadas nas unidades da Rede - Província de São Paulo.
Estiveram presentes os colégios Madre Iva, Notre Dame, Maria Imaculada e Emilie de Villeneuve, onde trabalha Sonia de Itoz, coautora do Livro: Pastoral Escolar: perspectivas e provocações, que foi um dos objetos de estudo.
O encontro foi coordenado por Ir. Marly Benachio.
No mês de maio aconteceu o Retiro das Equipes de Coordenação da Rede Azul. Tema: A Pedagogia de Jesus. Assessor: Pe. Adroaldo Palaoro-SJ.
Ao anunciar o XVIII Simpósio de Educação da Rede Azul, o convite feito aos participantes era o de “preparar-se para ensinar”. Após sua realização, no dia 28 de fevereiro de 2015, foi esse o
sentimento de quem esteve presente ao encontro. O Auditório do Colégio Emilie estava lotado. Um total de 400 pessoas, entre educadores e interessados, teve nesse dia a oportunidade de ampliar a
visão pedagógica do ensino após as palestras de dois importantes especialistas da área.
Pela manhã, o Prof. Dr. Antonio de Sampaio Nóvoa, que entre outros títulos
é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e doutor em História pela Universidade de Paris Sorbonne, mostrou com humor e simplicidade o cenário histórico de transformação da
escola “giz e lousa” para o novo momento digital que exige a compreensão e adaptação do ensino à transformadora realidade.
A Profª Dra. Bernadete Angelina Gatti, conferencista da tarde, docente
aposentada da USP, levou o público a uma reflexão instigante sobre a responsabilidade dos professores como avaliadores. Sua experiência como Superintendente de Educação e pesquisadora
colaboradora na Fundação Carlos Chagas foi compartilhada num passo a passo sobre os diferentes cuidados na relação ensino/avaliação.
Outro momento de igual importância foi a apresentação de ações inovadoras
já praticadas pelas instituições da rede Azul, por meio de pôsteres explicativos, distribuídos por diferentes áreas da escola, permitindo a circulação dos presentes e a troca de informações com
os autores das propostas. Foi um dia de várias provocações sobre a visão pedagógica tradicional que deram sequencia na segunda-feira, a uma troca de impressões dos educadores do Colégio
Emilie.
Reunidos novamente no auditório, alinharam os pensamentos do importante
aprendizado, conscientes de que a reflexão regular sobre o tema é necessária em suas práticas diárias. O resultado é inovação na sala de aula visando a formação cidadã necessária ao aluno do
século XXI.
dias 30 e 31 de maio aconteceu no Centro de Convivência Santa Fé-SP, o IX Encontro/Retiro da Rede Azul - Província de São Paulo. Diretoras, coordenadoras das unidades da Rede e equipe finaceira da Sede passaram dois dias sob a orientação do Pe. Pius Sidegum, em exercícios espirituais que propiciaram o aprofundamento da vida interior e da vida a serviço do Reino de Deus, na missão que cabe a cada um/a.
Estavam presentes 48 pessoas das Obras Sociais Coração Imaculado de Maria, Coração de Jesus, Centro Social Esperança, e dos Colégio Madre Iva, Emilie de Villeneuve, Maria Imaculada e Notre Dame.
O segundo dia do Encontro-Retiro da Rede Azul foi dedicado ao conhecimento das habilidades espirituais e sociais da Fundadora - B.A Emilie de Villeneuve, aprofundando elementos de seu caminho espiritual, sempre na dialética de sua relação com Jesus Salvador e com o Carisma, cujos destinatários são os pobres. Da mesma forma que Emilie, os educadores foram convidados a refletir sobre o seu próprio caminhar espiritual e sobre as relações tecidas a partir dele.
As dinâmicas de oração pessoal e grupal desencadearam um processo de autoavaliação e reflexão da própria prática educadora na Rede, assim como agregou elementos novos e despertou para a necessidade de dar atenção alguns aspectos humanos essenciais, para que o carisma fundacional seja refletido nas ações cotidianas.
Ao final, a Assessora da Rede Azul - Ir. Marly Benachio agradeceu Ir. Marinez Bareta que orientou os trabalhos durantes os dois dias de encontro.