ENCONTRO EM CURITIBANOS – RESSIGNIFICAÇÃO DO QUARTO VOTO (IRMÃS E LEIGOS)
No final de semana que passou (03 a 05/03/17), as Irmãs e leigos do Regional Sul, estiveram reunidos em Curitibanos-SC, com o objetivo de refletir e ressignificar o Quarto Voto, que é o
voto missionário, compromisso este que dá sentido e é a razão da existência da Congregação e também é o motivo maior que mantém muitos leigos unidos e engajados com a Família Azul na vivência do carisma deixado por Santa Emilie.
A reflexão foi sendo aprofundada, no sentido de como podemos trazer para a realidade de nossos dias, o voto missionário de trabalhar pela salvação das almas.
Diante do ativismo gerado pelo capitalismo selvagem que vivenciamos, urge buscar um novo sentido ao nosso caminho de discipulado, abrir um novo olhar e buscar redescobrir as chaves que vamos tendo para abrir todos os desígnios de amor que Deus tem sobre a Congregação, sobre cada pessoa, especialmente sobre os “pobres”, membros sofredores de Jesus Salvador. Juntos(as) como Comunidade Azul, podemos comprometer-nos cada vez mais e abraçar tantas realidades, abrindo corações, braços e casas.
Estarmos comprometidos com a “Salvação” implica em romper com velhos esquemas e lutar pela dignidade de vida dos irmãos. Viver da vida de Jesus Salvador.
Hoje, com o novo paradigma, podemos entender melhor que a dignidade não é algo que se possui e se pode dar, mas é aquilo que brota cada vez que nos reconhecemos, nos respeitamos e nos valorizamos como iguais e diferentes.
Tendo Jesus Salvador e Santa Emilie como estrelas que nos guiam e nos apontam caminhos, vamos seguindo com base na experiência, revisitando sempre a tradição para buscar inspiração e renarrar nossas teorias, em vista de novos horizontes e de um novo sentido para nosso caminho missionário.
Motivados e com o coração repleto de alegrias, agradecemos imensamente o assessoramento da Provincial Ir. Angelina e da Ir. Maria, que muito inspiradas, nos deram a graça de partilharmos momentos de profunda reflexão e comunhão dos ideais que conduzem a Congregação e leigos no seguimento de Jesus Salvador e na vivência do carisma de Santa Emilie.
Marelise Perondi Casaril
Coordenadora dos Leigos
Regional Sul – Provincia de São Paulo.
Assumir um compromisso social junto aos moradores da comunidade Jardim Petrópolis é um gesto concreto que o LEMEE de Petrolina faz, como meio de transformar em ação o evangelho e o carisma Azul.
Uma vez por mês é realizado o bazar da pechincha, cuja renda é aplicada em atividades que beneficiam a comunidade local.
O bazar deste mês aconteceu na creche Jesus Pequenino, que está sob a administração das Irmãs Azuis.
Foto: Marli Melo Neto
O papa Francisco enviou uma mensagem, nesta quinta-feira (12.11.2015) aos participantes da jornada de estudo promovida pelo Pontifício Conselho para os Leigos com a colaboração da Pontifícia Universidade Santa Cruz, sobre o tema "Vocação e missão dos Leigos".
Leia na íntegra.
http://www.news.va/pt/news/papa-francisco-leigos-nao-sao-membros-de-segunda-c
O Grupo LEMEE de Barra de São Francisco-ES prepara o coração para celebrar a canonização da B.A Jeanne Emilie de Villeneuve. No domingo, dia 26.04, reuniram-se para aprofundar os subsídios de espiritualidade, enviados pela congregação; na mesma ocasião, fizeram o envio de Ir. Aneli Merini e do Coordenador Provincial do LEMEE, Márcio Andrade, que irão participar da cerimônia, em Roma.
Iniciativa do grupo de Leigos Missionários - LEMEE - de Nova Venécia, acompanhados das Irmãs Luzia Bongiovani e Aneli Merini, "Rezando com Emilie" é uma maneira de compartilhar a vida e a missão da B.A Emilie de Villeneuve, que será canonizada em maio deste ano, em Roma. Todas as manhãs, os missionários se dirigem à casa de famílias da paróquia para a oração comunitária. A Palavra de Deus e elementos do carisma azul são inspiração para a reflexão.
“Sem memória histórica não há fidelidade”. Esse tema foi refletido por, aproximadamente, 50 leigos dos grupos LEMEE da Região Nordeste nos dias 07 e 08 de março na cidade de Nordestina – Bahia. Foi um momento de muita interiorização, leituras, oração e trabalhos em grupos que nos ajudaram a aprofundar e a penetrar na mística da VIDA de Santa Emilie de Villeneuve.
Irmã Carolina Bonatti assessorou o nosso encontro conduzindo tanto as atividades individuais quanto às de grupo. Quanta riqueza foi partilhada pelos cinco grupos que tanto se apropriaram do TRIPÉ que acompanhou EMILIE: ESPIRITUALIDADE, VIDA FRATERNA e MISSÃO.
Nos dias 17 e 18 de maio o LEMEE - Leigos Missionários na Espiritualidade de Emilie - Província de São Paulo - deu um passo a mais em sua caminhada de discipulado, vivendo o carisma Azul. Coordenadores/as e irmãs assessoras dos grupos das regiões Sul, Leste, Nordeste e Sudeste iniciaram a elaboração de seu projeto de missão para os próximos 4 anos. Foram dias de trabalho intenso, busca e tomada de decisões com vista a construir coletivamente um instrumento de orientação comum para todos os grupos.
Assessoraram este encontro o Coordenador Márcio Andrarde e as Irmãs Marly Benachio e Marinez Bareta.
Participar da 22ª Assembleia da Província de São Paulo foi par nós, Leigos Missionários na Espiritualidade de Emilie (LEMEE) uma experiência riquíssima. Momento muito significativo de abertura da Congregação, que contribuirá para que caminhemos em comunhão0 com a Província e o Governo Geral.
Parabenizamos a Equipe Provincial e todas as irmãs pela acolhida e abertura para participarmos da elaboração do Projeto da Província que com uma metodologia participativa foi sendo construído por todas as irmãs de uma forma muito serena e profunda por todas as irmãs, com a assessoria da Ir. Marli Benacchio.
Nós, Marelise Casaril - assessora da Regional Sul, Sonja Antiqueira - da Rede Azul e Marli Melo - assessora da Região Nordeste, agradecemos o convite e a oportunidade que nos foi oferecida e pela bonita experiência de oração, partilha e simplicidade vivenciada nesses dois dias.
Obrigada! Que Deus Só seja a força de que necessitam para continuarem semeando a vida e a esperança aos mais necessitados. Que Maria Imaculada e a B.A Emilie continuem acompanhando-as com o olhar, a ternura e a força maternal.
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, aproveitando o feriado, os Grupos de Leigos (LEMEE) do Regional Sul - que envolve os grupos de Curitiba (Xaxim e Colombo), Curitibanos e Dois Vizinhos, reuniram-se no Centro Marista, em Itapejara do Oeste para o Retiro Regional que acontece anualmente.
Foi um final de semana especial, num ambiente reservado e acolhedor, os grupos tiveram a oportunidade de parar um pouco, refletir e partilhar suas experiências de vida e de missão, num clima de fraternal amizade e de confraternização.
O Encontro foi coordenado pelas Irmãs Lenilda e Lurdes de Dois Vizinhos e contou também com a presença e apoio da Irmã Carolina de Curitiba e das Irmãs Rita e Raquel de Curitibanos.
O retiro foi coroado com a Missa, celebrando do jubileu – 25 anos de vida religiosa da Irmã Lurdes e 25 anos de vida matrimonial do casal Marcia e Carlos, membros do LEMEE de Curitiba.
Já estamos com saudades ... Do olhar, do carinho, do abraço... Da partilha, da troca de mimos e lembranças... Até o próximo!
A comunidades Irmãs Azuis e o
O tríduo teve início no dia 30 de setembro com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Railson Valença, da Paróquia São Marcos, ele frisou o papel Missionário de Emilie e das Irmãs da Imaculada Conceição que até hoje desenvolvem o trabalho na Paróquia, através das quais leigos e leigas foram chamados a conhecer, aprofundar e a continuar o carisma azul.
O segundo dia foi celebrado juntamente com a comunidade Ascensão do Senhor que levou uma palavra de estímulo para o desenvolvimento dos trabalhos de uma nova comunidade, neste dia recordou-se o modelo de vida simples e do afeto aos mais necessitados, que era a preocupação da Boa Madre. Fotos
No último dia, celebrou-se a ressurreição de da B.A Emilie, vítima de uma epidemia de cólera que assolou a França, em 1854. A comunidade lembrou sua trajetória e sua opção de deixar a família nobre e a riqueza para servir os pobres.
O dia 03.10 foi de grande festa, com missa celebrada pelo Pe. Jonas! A comunidade Santa Mãe de Deus foi a anfitriã e se organizou para receber seus visitantes. Uma grande confraternização entre a comunidade e o grupo de leigos Jesus Salvador, coroou este momento de celebração, fraternidade e missão, em memória da Beata Emilie de Villeneuve.
Texto: Valdinei Favero